segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Tema:

"Cuidado para não abusar da posição ou o poder que lhê foi confiado" !!! O Servo Infiel (Lc. 12:41-48)


O Servo Infiel (Lc. 12:41-48)

41 Então Pedro perguntou: Senhor, dizes essa parábola a nós, ou também a todos?
42 Respondeu o Senhor: Qual é, pois, o mordomo fiel e prudente, que o Senhor porá sobre os seus servos, para lhes dar a tempo a ração? 
43 Bem-aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, achar fazendo assim. 
44 Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens. 
45 Mas, se aquele servo disser em seu coração: O meu senhor tarda em vir; e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, 
46 virá o senhor desse servo num dia em que não o espera, e numa hora de que não sabe, e cortá-lo-á pelo meio, e lhe dará a sua parte com os infiéis. 
47 O servo que soube a vontade do seu senhor, e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites ; 
48 mas o que não a soube, e fez coisas que mereciam castigo, com poucos açoites será castigado. Daquele a quem muito é dado, muito se lhe requererá: e a quem muito é confiado, mais ainda se lhe pedirá.


Nesta pergunta e nos ensinos que a respondem, podemos discernir a preocupação de Lucas com um problema permanente do movimento cristão.

O poder tem a tendência de corromper, e especialmente em círculos religiosos, onde o seu uso pode ser santificado em nome de Deus.

O problema do mau uso da liderança deve ter-se levantado bem cedo, na comunidade cristã.


O que o Senhor espera do seu mordomo é descrito em duas palavras: que ele seja fiel e prudente.

O insensato é o homem que age como se não fosse mordomo (12:20).

Ele usa os bens de seu senhor como se fossem seus.

O mordomo fiel e prudente usa, os bens que lhe foram confiados, de acordo com os desejos de seu senhor, isto é, para cuidar e sustentar aqueles por quem ele é responsável.

E qual será a sua recompensa? Mais responsabilidade!

O mordomo pode ter outra reação.

 Enganado pela falsa segurança, propiciada pela demora de seu senhor em voltar, ele pode abusar da sua posição. Isto é feito, maltratando os que foram entregues aos seus cuidados, e apro- priando-se dos bens de seu senhor, para satisfazer aos seus próprios objetivos egoístas.

Naquela época, o servo podia esperar a pior espécie de castigos, pelos seus atos indignos.

Isto é bem exemplificado pela expressão cortá-lo-á pelo meio, forma terrível de execução, na antiguidade.

 Infiel se coloca em contraste com fiel, no verso 42.

O servo que explora a sua posição não participa nem do caráter nem do destino do mordomo responsável.

Com os infiéis é “com os hipócritas”, em Mateus 24:51, o que é provavelmente original. Isto faz com que a parábola seja peculiarmente aplicável aos líderes judaicos, que haviam abusado de sua responsabilidade.

O pensamento é levado um pouco mais adiante, para indicar como é sério o cargo de líder religioso.

Conhecimento maior implica em maior responsabilidade. A pessoa que conhece, mas não cumpre a vontade do seu senhor, é mais culpada do que a pessoa cujos erros se originam na ignorância.

Em outras palavras, o líder cristão que guia o povo na direção errada é culpado de uma falta muito mais séria do que a do povo enganado que o segue.

Ser mordomo sobre a casa de Deus não é honra que se deva buscar, mas uma tremenda responsabilidade da qual se deve desincumbir “com temor e tremor”.

Muito foi dado aos líderes; muito se lhes será requerido de volta.

0 Comentários:

Postar um comentário

 

Todos os domingos você ouvirá a palavra do Senhor em nossa igreja! Cremos no Evangelho de Jesus Cristo, pois cremos que não há o que possamos fazer para causar transformação na vida das pessoas, isso é obra inteiramente do Espírito Santo que atua na igreja de forma sobrenatural, levando pessoas ao arrependimento e transformando vidas. Você ama a palavra de Deus? Venha nos fazer uma visita e adorar ao Deus trino em nossa congregação.

Copyright © AD Jardim Botânico™ . Igreja Assembleia de Deus Jardim Botânico. Tv. Serafim Terra, 133 - Jardim Botânico, Porto Alegre - RS, 90690-280.
Pertencente à AD Porto Alegre. Tema do site desenvolvido por Templateism.. Soli Deo gloria.