segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Tema:

QUAL SERÁ MEU LEGADO?

AS PESSOAS RESUMIRÃO SUA VIDA EM UMA FRASE; DEFINA-A DESDE JÁ

No dia 18 de dezembro de 1998, eu tive um enfarte. Naquela noite, enquanto estava no chão à espera da chegada da ambulância, lembro-me de ter pensado em duas coisas: primeiro, que eu era jovem demais para morrer; segundo, que ainda havia realizações que gostaria de levar adiante. Graças a um atendimento médico excelente e às orações de muitas pessoas, sobrevivi e hoje gozo de boa saúde. No entanto, durante o processo de convalescença, pensei muito sobre a vida, a morte e o impacto que gostaria de exercer antes de morrer. Conforme avaliava o que poderia ter acontecido, fiquei pensando em quem teria comparecido ao meu velório. Tentava imaginar o que as pessoas diriam. E, num momento de sinceridade, tive de rir ao constatar que a freqüência de meu velório seria determinada pela previsão do tempo. Além disso, trinta minutos depois do enterro, as pessoas estariam reunidas em algum outro lugar, muito mais preocupadas em saber onde foi que colocaram a salada de batatas!

QUAL SERÁ MEU LEGADO?

Um dos resultados mais benéficos daquele enfarte foi a motivação que ele me proporcionou para fazer a seguinte pergunta: "Qual será o meu legado?" Um legado é algo que deixamos para a geração seguinte. Podem ser posses que entregamos a outras pessoas. Podem ser princípios segundo os quais vivíamos e que permaneceram depois de nossa morte. Também podem ser pessoas que
influenciamos, e cujas vidas melhoraram depois de nos conhecerem.

Agora que estou ficando mais velho e comecei a pensar mais a respeito de meu legado, pergunto aos líderes a quem admiro o que desejam deixar para a posteridade. Há alguns anos, durante uma conferência que organizei, entrevistei John Wooden, o lendário técnico de basquete dos Bruins, da Universidade da Califórnia em Los Angeles. Na época, ele tinha 92 anos. Perguntei a ele sobre seu legado e como gostaria de ser lembrado por aqueles que o conheciam.

"Com certeza, não desejo ser lembrado pelos troféus ou pelos campeonatos nacionais", respondeu, sem hesitar. Um burburinho tomou conta da platéia, surpresa pela declaração. Ele fez uma pausa longa e, por fim, completou: "Espero que as pessoas se lembrem de mim como alguém que foi gentil e atencioso com os outros." Todos ficaram maravilhados com aquela demonstração singela de sabedoria. Ela serviu para nos lembrar da diferença importante que há entre valores e coisas. John Wooden alcançou um sucesso profissional muito além dos sonhos de muita gente, e ainda assim desejava ser lembrado pela maneira como tratava as pessoas.

O QUE VOCÊ DEIXARÁ PARA A
POSTERIDADE?

Um dia, eu e você morreremos. Nesse momento, nossa vida será resumida numa simples frase. Qual frase você gostaria que sintetizasse sua existência? Claire Booth Luce a classificou, com propriedade, a "frase de uma vida". Se você não trabalhar para formar um legado, as pessoas que estiverem em seu velório não precisarão imaginar qual seria a frase de sua vida.

Eleanor Roosevelt declarou: "A vida é como um salto de pára-quedas — precisa dar certo logo na primeira tentativa." Para ser sincero, ninguém consegue acertar logo de primeira. Acho que todos gostaríamos de voltar no tempo e mudar algumas coisas na vida. Mesmo assim, podemos optar por viver daqui para a frente de modo a produzir um impacto positivo na vida dos outros depois de nossa morte. Podemos deixar um legado que valha a pena.

 Viva hoje o legado que deseja deixar

Uma coisa é identificar um legado. Outra coisa é transmiti-lo. A maior garantia de que você
deixará o legado que deseja é a maneira como vive.

Grenville Kleiser afirma:

Sua vida é como um livro. A capa é seu nome; o prefácio, suas apresentações ao mundo. As páginas
são um registro diário de seus esforços, suas provações, seus prazeres, seus desánimos e suas
realizações. Dia após dia, seus pensamentos e atos são inscritos no livro de sua vida. A cada hora, um
novo registro que deve permanecer para sempre. Quando chegar a hora de escrever a palavra "fim", trabalhe para que seu livro seja considerado o registro de um propósito nobre, do uma vida de serviço generoso e de um  trabalho bem-feito.

O educador D. Elton Trueblood escreveu:

"Conseguimos, pelo menos, dar o passo inicial na descoberta do sentido da vida quando plantamos
árvores frondosas sob cujas sombras temos certeza absoluta de que jamais nos sentaremos." Este é o tipo de perspectiva que quem deseja deixar um legado deve adotar.


INVESTINDO NA PRÓXIMA GERAÇÃO

Há um poema chamado O construtor de pontes, escrito por Will Alien  Dromgoole, do Tennessee,
que conheço e aprecio há muitos anos. Os versos descrevem  o que significa deixar um legado para aqueles que nos seguem:


Um velho solitário seguindo pela estrada Chegou
naquela noite fria e desolada A um precipício, vasto,
profundo e imenso, Pelo qual fluía um rio tão denso.
À luz do crepúsculo o velho atravessou. O denso
fluxo da torrente não o intimidou. Voltou-se ao
chegar ao outro lado, com a certeza De construir uma
ponte sobre tal profundeza.

"Velho", disse um peregrino que passava ali,
"P, desperdício o esforço de cá construir. Tua
jornada finda quando finda o dia, Mas nunca
voltarás a esta cercania. Cruzaste o abismo
qual é o caso De construir uma ponte em pleno
ocaso?

Operoso, o velho disse, erguendo a fronte:

"Bom amigo, a razão de construir a ponte É
que, depois de minha travessia triunfante, Há
de seguir-me um jovem ou infante. O abismo
que admirei com maravilha Pode revelar-se a
ele como armadilha. Mas é importante que
atravesse o precipício. Bom amigo, é por ele
que faço tal sacrifício.


Trecho do livro: Livro de ouro da liderança de, John C. Maxwell



0 Comentários:

Postar um comentário

 

Todos os domingos você ouvirá a palavra do Senhor em nossa igreja! Cremos no Evangelho de Jesus Cristo, pois cremos que não há o que possamos fazer para causar transformação na vida das pessoas, isso é obra inteiramente do Espírito Santo que atua na igreja de forma sobrenatural, levando pessoas ao arrependimento e transformando vidas. Você ama a palavra de Deus? Venha nos fazer uma visita e adorar ao Deus trino em nossa congregação.

Copyright © AD Jardim Botânico™ . Igreja Assembleia de Deus Jardim Botânico. Tv. Serafim Terra, 133 - Jardim Botânico, Porto Alegre - RS, 90690-280.
Pertencente à AD Porto Alegre. Tema do site desenvolvido por Templateism.. Soli Deo gloria.