segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Tema:

Capítulo 2:4-10


III Ele prepara uma acusação contra eles (VV.4,5) que consiste em duas partes:
1º  Desprezo da bondade de Deus (v.4). As riquezas da sua benignidade. As riquezas da sua benignidade. Isso é especialmente aplicável aos judeus, que tinham símbolos especiais do favor divino. Posses são misericórdias, e contra tanto mais luz nós pecamos contra tanto mais amor nós pecamos. Em cada pecado obstinado há um desprezo interativo da bondade de Deus; é rejeitar seus sentimentos, particularmente a bondade de sua paciência, sua tolerância e longanimidade, usando a ocasião para ser tanto mais ousado no pecado ( Ec.8.11). Ignorando, isto é, não considerando, não sabendo na pratica e aplicação, que a benignidade de Deus te leva, o desígnio, dela é te levar, ao arrependimento.
Não é bastante para nós saber que a bondade de Deus nos conduz ao arrependimento, mas nós devemos saber que ela nos lava- a ti em particular.
Veja aqui o método que Deus utiliza para levar os pecadores ao arrependimento.
Ele os conduz não como animais, mas os conduz como criatura racional os atrai (Os. 2.14); e é a bondade que conduz, com cordas de amor (Os. 11.4)
A consideração da bondade de Deus será eficaz pra levar todos os eleitos ao arrependimento; e a razão porque tantos continuam na impenitência é porque eles não sabem e não consideram isso.

2º Provocação da ira de Deus.
 A origem dessa provocação é um coração duro e impenitente; e a ruína dos pecadores é que eles seguem um coração deste tipo sendo guiados por ele.
A provocação é expressa por “entesouras iras”. Aqueles que continuam no caminho do pecado estão entesourando para si mesmo a ira.
Eles estão guardados para o dia da ira.
Embora o presente dia seja um dia de paciência e clemência para com os pecadores, contudo, haverá um dia de ira que se aproxima.
Na verdade cada dia é para os pecadores um dia de ira, porque Deus é um Deus que se ira todos os dias (Sl. 7.11), mas haverá um dia de ira que se aproxima (Ap.6.17). Esse dia de ira será o dia da manifestação do juízo de Deus. A ira de Deus não é como a ira humana, esquentada e apaixonada; não, a fúria não esta nele (Is.27.4) Esse justo juízo de Deus está agora muitas vezes oculto na PROSPERIDADE e SECESSO dos PECADORES , mas em breve será manifesto diante de todo o mundo, essa aparente desordem será corrigida, e os céus anunciarão a sua justiça (Sl50.6). Portanto nada julgueis antes do tempo.

IV Ele descreve as medidas pelas quais Deus age em seu juízo.
Tendo mencionado o justo juízo de Deus no versículo 5, ele aqui ilustra esse juízo e justiça dele, e mostra o que podemos esperar de Deus, e por qual regra ele julgará o mundo.


1º Ele recompensará cada um segundo a suas obras (v.6).
Ao dispensar seus favores; e isso é mencionado tanto versículo 7 como no versículo 10. Porque ele se compraz em mostrar sua misericórdia.

OBSERVE: 1º

Os objetos de seu favor: Os que com perseverança, aqueles que o Deus justo recompensará são:

1º Aqueles que se fixam em um fim correto, que procuram glória, honram e incorruptibilidade.

2º aqueles que ao ter fixado a um fim correto, aderem a um caminho correto; com perseverança fazem o bem,


O produto do seu favor:
A vida Eterna. (vv7,10)



OBSERVE


Os objetos de seu desagrado:
Os que fazem o mal;que são contenciosos e desobedientes a verdade
O produto ou exemplos deste desagrado
Indignação e ira,tribulação e angustia,

Fonte: Mathew Henry

0 Comentários:

Postar um comentário

 

Todos os domingos você ouvirá a palavra do Senhor em nossa igreja! Cremos no Evangelho de Jesus Cristo, pois cremos que não há o que possamos fazer para causar transformação na vida das pessoas, isso é obra inteiramente do Espírito Santo que atua na igreja de forma sobrenatural, levando pessoas ao arrependimento e transformando vidas. Você ama a palavra de Deus? Venha nos fazer uma visita e adorar ao Deus trino em nossa congregação.

Copyright © AD Jardim Botânico™ . Igreja Assembleia de Deus Jardim Botânico. Tv. Serafim Terra, 133 - Jardim Botânico, Porto Alegre - RS, 90690-280.
Pertencente à AD Porto Alegre. Tema do site desenvolvido por Templateism.. Soli Deo gloria.